Você está realmente preparado?


As oportunidades passam em nossa frente a todo instante e devemos estar preparados para agarrá-las. Determine o rumo da sua vida através das suas escolhas pois quanto mais assertivas maiores são as chances de alcançar o seu objetivo em menos tempo.



Posso lembrar com facilidade dos momentos em que tive que fazer escolhas importantes na minha carreira e te oriento a pensar bem antes das suas, pois elas são as principais responsáveis pelo tempo que levará a sua chegada até o seu objetivo.


Um momento que considero um divisor de águas na minha carreira foi quando decidi que deveria conquistar um cargo de liderança, oficializado em carteira de trabalho, pois acreditava que isso traria maiores oportunidades para minha carreira. Eu tinha aproximadamente 02 anos trabalhando como Técnico em Elétrica e Mecânica em um complexo automotivo de Camaçari e até o momento estava bem conceituado e feliz dentro do time no qual eu fazia parte. Àquela época eu já conhecia alguns colegas e estes conheciam algumas outras pessoas, e não eram poucas, que eram formados em Engenharia e estavam trabalhando como técnicos por não terem conseguido um cargo de nível superior. Esta era uma situação muito perturbadora para mim e confesso que me tirava o sono à medida que o meu curso se encaminhava para o final. A empresa que eu trabalhava tinha muitos benefícios e dentre eles um cuja sigla era e é denominada PLR (Participação nos Lucros e Resultados) que na época era equivalente a cerca de 06 vezes o meu salário e paga anualmente.


Participei de uma seleção para supervisor de manutenção e me sagrei vencedor. Lembro que na época saí para ganhar menos em salário e benefícios e na minha perspectiva aquele era o meu grande passo para o sucesso. Os momentos que antecederam a minha saída foram bem interessantes pois pude notar as diferentes percepções da situação, para muitos aquilo não fazia sentido algum afinal eu estava saindo de uma grande multinacional para uma empresa de médio porte e desconhecida para praticamente todos a minha volta. Posso lhe garantir que não fui tomado em nenhum momento pelo sentimento de dúvida, simplesmente acreditei e me atirei de cabeça. Falo com muito saudosismo do diretor que fez a minha entrevista, e mais tarde se tornaria um grande amigo e mentor, dizendo que eu tinha muito brilho nos olhos e acredite, realmente eu estava transbordando felicidade.


Após 01 ano de muito trabalho fui promovido a coordenador de manutenção e pouco tempo depois, em mais uma das idas rotineiras ao trabalho, recebi uma ligação de uma empresa para participar de um processo seletivo para Técnico em Eletrônica. Há esta altura eu já estava formado e simplesmente poderia dar uma negativa e seguir em frente, mas resolvi fazer uma perguntinha despretensiosa que fez toda a diferença e considero outro divisor de águas na minha carreira. Perguntei-lhe o seguinte: Você teria alguma vaga para Engenheiro Eletricista? Por ironia do destino ou pela lei da atração, a resposta foi sim e ela pediu-me que lhe enviasse o currículo atualizado e assim o fiz. Antes desta empresa entrar em contato comigo eu já estava participando de um outro processo seletivo para retornar ao complexo, ao qual havia deixado há cerca de 01 ano, porém agora como encarregado de manutenção. Cerca de 10 dias após o primeiro contato me ligaram e marcaram o dia da entrevista. Lá fui eu para mais uma entrevista de emprego e graças a Deus acabei me sagrando vencedor e me encontro até hoje. Somente a título de informação e curiosidade, acabei passando também na entrevista do complexo porém o título de Engenheiro e o horário administrativo pesaram bastante na minha decisão.


Gosto de dizer que as oportunidades estão presentes o tempo todo em nosso dia a dia e muitas vezes não percebemos. Assim que acordamos temos de cara mais uma oportunidade divina de fazer a diferença e tornar o nosso dia muito mais bonito e produtivo. Posso citar um exemplo que ocorrera a pouco tempo durante uma destas jornadas de trabalho. Um pai de família que pedia oportunidade de emprego para vários colegas há praticamente 01 ano e enfim esta oportunidade tão aguardada chegou. Ele iniciou os trabalhos como funcionário terceirizado num período temporário de férias coletivas, também conhecido no meio como parada programada. No meu ponto de vista, este é o momento de mostrar a sua carta de visita e deixar sua marca registrada, impressionando as pessoas ao redor com tamanha vontade de fazer o melhor trabalho possível. No entanto ele deixa a desejar demonstrando total descomprometimento e falta de vontade sendo dispensado da empresa logo após o encerramento do contrato. Situações como esta ocorrem a todo instante e até hoje não consigo entender porque as pessoas agem desta forma.


Como disse no inicio, esteja preparado e atento para as oportunidades pois elas aparecem a todo instante e por vezes cochilamos deixando-as passar. Este é um fator determinante sobre o tempo que vai durar a sua chegada ao objetivo. Gerencie a sua vida de forma responsável e colherá bons frutos num futuro bem próximo.


Curta e compartilhe! Siga-nos nas redes sociais!!


CLIQUE AQUI E CONHEÇA O NOSSO CANAL NO YOUTUBE


SIGA O MEU DIFERENCIAL NO INSTAGRAM


SIGA O MEU DIFERENCIAL NO LINKEDIN


Deixe aqui o seu comentário e compartilhe com os outros. Afinal só conseguimos dar um passo adiante compartilhando o nosso conhecimento e ajudando uns aos outros.


Aproveite para assinar o site e receba as atualizações!


Grande abraço e sucesso sempre!


35 visualizações1 comentário