Qual o caminho que devo seguir?

Atualizado: 17 de Out de 2019


Uma das decisões mais difíceis da nossa vida é escolher fazer algo pelo qual sejamos felizes e bem sucedidos. Uma decisão precipitada pode resultar em anos de desmotivação e resultados medianos. A boa notícia é que você pode se reinventar a todo e qualquer instante.



Para mim, a escolha da profissão foi relativamente simples pois desde cedinho ouvia várias histórias contadas pelo meu pai sobre a sua profissão de eletricista. Estas histórias me despertavam um grande interesse e simplesmente viajava e me divertia muito. Ouvia coisas sobre como era o seu ambiente de trabalho, como estabeleceu amizades duradouras, como resolvia os problemas que ocorriam na área, as relações interpessoais, os estilos de liderança e etc. Ao longo dos anos isto foi me estimulando cada vez mais até que, ainda na adolescência, iniciei o processo formal de aprendizagem para seguir a mesma carreira dele.


Por falta de orientação ou até mesmo de identificação com as dicas que surgem pelo caminho, algumas pessoas chegam a determinada idade sem ter a menor ideia sobre o que fazer ou por onde começar, e isto é absolutamente normal. Em teoria e de uma forma geral, todos percorremos o mesmo caminho educacional até os 16 ou 17 anos através do ensino fundamental e a partir daí temos que decidir o nosso próximo passo seja ele através de um curso profissionalizante, técnico ou superior visando o ingresso no mercado de trabalho ou até mesmo o desenvolvimento de alguma veia empreendedora a fim de ser o dono do próprio nariz. E neste exato momento nasce um grande dilema: qual o caminho que devo seguir? Como se não bastasse esta difícil a escolha , ainda temos que determinar o ramo da atividade que seguiremos.


Sendo assim, aí vão algumas sugestões para ajudar-lhe neste momento:


PRIMEIRO: ESCOLHA AS ATIVIDADES QUE VOCÊ NÃO GOSTARIA DE REALIZAR


Coloque a sua imaginação em funcionamento e enumere uma lista com as atividades que não desejaria fazer de forma alguma. Trabalhando desta forma você inconscientemente estará selecionando também as atividades que gostaria de fazer.


SEGUNDO: ESCOLHA AS ATIVIDADES QUE VOCÊ GOSTARIA DE REALIZAR


Com base em guias profissionais, facilmente encontrados na internet ou livrarias, ou na sua própria vocação, enumere uma lista das atividades que você gostaria de realizar. Somente a título de informação ou curiosidade, você poderá consultar os seus amigos a fim de saber mais detalhes sobre as atividades que estão exercendo ou exerceram.


TERCEIRO: DEIXE O CORAÇÃO FALAR MAIS ALTO


O que te move? O que faz o seu coração palpitar? Antes de bater o martelo sobre a sua escolha lembre-se destas perguntas e se imagine realizando a profissão que escolheu. A intenção é que você se sinta bem, feliz e motivado ao realizar qualquer atividade.


Quando colocamos a felicidade como a principal condicional para a escolha da nossa profissão, a chance de colhermos bons frutos são potencializadas. A profissão perfeita dependerá exclusivamente do ponto de vista de cada um. Perceba que em momento nenhum foi citado como dica a análise da faixa salarial da profissão pois acredito que quem limita esta faixa é o profissional.


Ao longo da minha trajetória tive a oportunidade de conhecer técnicos que ganhavam mais do que engenheiros e engenheiros que ganhavam como técnicos. Também conheci pessoas com um grau de instrução escolar baixo que ganhavam e ainda ganham mais do que alguns engenheiros trabalhando juntos em regime de hora extra. Ao longo do tempo perceberá que o seu salário é apenas uma consequência das suas atitudes.


Por fim, sugiro que encontre algo que tenha um excelente significado para a sua vida, e melhor ainda, se este algo tiver o poder de impactar e melhorar a vida de outras pessoas. Lembre-se que, se no meio do caminho você acabar descobrindo que ainda não encontrou o que te move, simplesmente retome o leme da sua vida, recalcule a rota e siga em frente!


Espero sinceramente que este post tenha te ajudado de alguma forma a encontrar um caminho para seguir e tornar a sua trajetória linda e espetacular!


Abraços e sucesso sempre!!

Curta e compartilhe! Siga-nos nas redes sociais!!


CLIQUE AQUI E CONHEÇA O NOSSO CANAL NO YOUTUBE


SIGA O MEU DIFERENCIAL NO INSTAGRAM


SIGA O MEU DIFERENCIAL NO LINKEDIN


Se gostou, curta, compartilhe e deixe o seu comentário e/ou sugestão de tema para os próximos posts! Aproveite também para se tornar um assinante e receba as nossas atualizações!


"Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida"

Confúcio


14 visualizações