Conquistando um emprego


Se você for um ser humano normal pode ter certeza que sentirá ansiedade, frio na barriga, boca seca, nervosismo dentre outras sensações ruins quando estiver fora da sua zona de conforto. Vamos trocar uma ideia e verá que uma entrevista de emprego não é nenhum bicho de 7 cabeças.



Antes de adentrarmos neste assunto faço-lhe uma simples pergunta: Quantos modelos de currículo você utiliza? Bom, este é o primeiro passo para aumentar consideravelmente a chance do seu ser escolhido dentre uma pilha de papéis e para isto deixo de bandeja a primeira grande sacada: Invista um tempo para produzir seu currículo com base nos pré-requisitos da empresa contratante.


Pode até parecer simples, mas um dos principais erros cometidos pelos candidatos a uma vaga de emprego é ter apenas um modelo de currículo para os mais diversos pré-requisitos dos mais variados segmentos que buscam um profissional no mercado. Antes de enviar o seu currículo leia atentamente à descrição da vaga e com base no seu conhecimento realize a adaptação de forma a atender ao que se pede. Lembre-se que ao se candidatar a uma vaga você deve impressionar o contratante e convencê-lo a chamá-lo, sendo assim capriche, faça o seu melhor e leve em consideração que muitas vezes menos é mais.


Parabéns! Seu currículo foi selecionado, e agora? Simplesmente chegou o grande momento e esta é a hora de fazer a diferença. O nervosismo e as demais sensações ruins como ansiedade e boca seca são inevitáveis porém controláveis. O pulo do gato é dar um grau de importância bem pequeno para estas e um grau bem maior para a sua vontade de ingressar na empresa, sendo que se esta vontade for realmente verdadeira um brilho diferente nos seus olhos surgirá e isto é notado facilmente por todos que estão à sua volta, inclusive pelo responsável pela vaga e isto será muito positivo.


Conversar com os seus concorrentes é uma faca de dois gumes. Se você der a sorte de conversar com alguém que aparentemente esteja menos preparado a sua auto estima se eleva mas o contrário te deixará muito mais abalado e pode ter certeza que a sua desenvoltura será comprometida, portanto evite!


Outra dica importante: substitua o "não sei" pelo "tive pouco contato, mas não terei dificuldades para desenvolver ", finalize todas as suas respostas de forma positiva ainda que não saiba nada sobre o que lhe foi perguntado. Em suma, exponha toda a sua criatividade para as perguntas que não sabe e seja breve para não se enrolar, já para as perguntas que sabe explore bastante o assunto e conduza a situação demonstrando autoridade sobre o mesmo.


Só para contextualizar, quando comecei a aplicar as estratégias citadas acima eu simplesmente passei em todas, isso mesmo, todas as entrevistas que participei inclusive para as vagas onde solicitavam coisas que eu não tinha o menor conhecimento. Eu saía de casa muito concentrado e repetindo para mim mesmo que a vaga já era minha e não importaria quem estivesse lá. Neste paragrafo me sinto na obrigação de agradecer à minha esposa maravilhosa que simplesmente confia mais em mim do que eu mesmo a ponto de me fazer acreditar que realmente poderia superar, com muita força e fé, todas as barreiras que surgissem no caminho. Obrigado amor!!!


A sua confiança deve estar elevadíssima, afinal de contas você se preparou para este momento pesquisando sobre a empresa e sobre todos os pré-requisitos da vaga. Desta forma, simplesmente acredite, ninguém estará mais preparado do que você!!


Sinta-se a vontade para curtir e deixar o seu comentário e/ou sugestão de tema para os próximos posts!

Curta e compartilhe! Siga-nos nas redes sociais!!


CLIQUE AQUI E CONHEÇA O NOSSO CANAL NO YOUTUBE


SIGA O MEU DIFERENCIAL NO INSTAGRAM


SIGA O MEU DIFERENCIAL NO LINKEDIN


Fé em Deus e sucesso sempre!!!


Aproveite para assinar o site e receba as atualizações!


"Em tempos difíceis as oportunidades demoram para surgir independente do seu nível ou capacidade. Portanto esteja bem preparado para não deixá-las escapar. "

28 visualizações1 comentário